Reportagem Sex, 05 de Abril de 2013 08:00

"Nos últimos 15 dias mais de 300 contêineres migraram do modal rodoviário para ferrovia gerando um crescimento de 15% em uma demanda que estava estagnada para a carga conteinerizada a três anos", conta o diretor da Itri Rodoferrovia, principal operador ferroviário do porto de Santos, Washington Soares.
Diariamente, a operadora ferroviária já dispõe de um fluxo diário de 30 vagões no sentido Santos- Suzano. No curso inverso são outros 30 vagões para atender à programação de cargas de diversos exportadores da grande São Paulo. Mas, estes trens expressos com destino ao interior do estado, segundo Soares, não foram suficientes neste período dos congestionamentos quilométricos. "Para atendermos, por exemplo, às montadoras de automóveis que transportam do Guarujá a São José dos Campos precisamos de mais de dez trens, com 30 contêineres cada, deslocados em direção ao Vale do Paraíba", explica.
Ainda segundo Soares, que também é vice-presidente da Câmara Brasileira de Contêineres, Transporte Ferroviário e Multimodal - CBC, toda esta carga que ficou paralisada por falta de escoamento rodoviário poderia ser dirigida para a ferrovia. "As vantagens para o embarcador ao usar a ferrovia, seja de forma unimodal ou multimodal, tendo o caminhão como parte do processo de transporte, vão desde a redução do custo logístico total até a diminuição do inventário dentro da zona primária, em área do porto organizado", destaca.
Reportagem: http://www.imam.com.br/imam/ultimas-noticias/congestionamentos-nos-acessos-ao-porto-de-santos-provocam-migracao-para-a-ferrovia
MTO nasce com serviço de transporte ferroviário para carga de alto valor agregado
- Sex, 05 de Abril de 2013 14:00
Criada para atender a demanda de transporte de produtos de alto valor agregado, a MTO anuncia uma nova solução logística multimodal para ligar as duas principais economias do país: São Paulo e Rio de Janeiro. O transporte das mercadorias será feito em trens expressos e diários, utilizando 400 km de ferrovia da MRS Logística, responsável pela linha que liga os dois estados e parceira estratégica da operação. Já o serviço de coleta e distribuição nos clientes será feito em veículos adaptados às restrições de circulação das grandes cidades.
A MTO planeja investir R$ 330 milhões até 2020. A empresa construirá terminais multimodais em Mogi das Cruzes (400 mil m2) e Queimados (300 mil m2), estrategicamente próximos ao Rodoanel, em São Paulo, e ao Arco Metropolitano, no Rio de Janeiro. Nessas unidades, de alto padrão de engenharia, a empresa também oferecerá serviço de estocagem. As operações estão previstas para começar no primeiro trimestre de 2015.
Com sede no Rio de Janeiro, a empresa é controlada pela GranEnergia, holding de logística e óleo & gás do grupo GranInvestimentos, e tem como acionista a Infra Participações, holding dos sócios da consultoria Infra Partners, especializada em seleção e estruturação de negócios no setor.
“Esse é o primeiro passo da GranEnergia no setor de logística, um investimento alinhado com a agenda estratégica do país. O Brasil ainda não explora adequadamente a sua capacidade de logística multimodal e os investimentos da GranEnergia caminham para aproveitar esse espaço”, afirma Miguel Gradin, presidente da GranEnergia.
Problemas nos Portos de Santos fazem cair exportações de Grãos
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